Analisando as séries de Ganna Rizatdinova – 2013

Bom, já que nós tivemos aí o começo do ano da GR, com a primeira etapa da Copa do Mundo, eu decidi fazer um raio X da melhor ginasta que apareceu até agora. Ela venceu o AA da WC de Tartu e o AA do LA Lights, as primeiras competições de 2013.

Muitos dizem que ela tem ganhado mais atenção das Deriuginas desde que a Maksymenko deu uma caída no rendimento. Eu sinceramente não sei, mas acredito que sim. Ela teve as 4 coreografias bem exploradas e trabalhadas. E em poucas semanas de diferença, desde o LA Lights até Tartu, as séries deram uma boa melhorada. Mas vamos a análise!!

ARCO

Essa série é a melhor série de arco desse ano até agora. Ela começa com uns passos para trás arrastando o arco no chão que eu sinceramente achei que dão um ar lúgubre e lindo pra um começo de série (um fato interessante  é que nenhuma das músicas dela tem um bipe no começo, só curiosidade…) logo vem um coreografia que lembra o famoso arco de Bessonova em 2007. Depois parte para mais alguns passos coreográficos,um equilíbrio mais uma reversão para trás, e o primeiro pivot. Um attitude com 5 voltas, com o arco subindo do chão acompanhando o pé. Ela finaliza o pivot elevando a perna quase a cabeça. 

Faz o primeiro lançamento, dando um salto e mais uma volta até recuperar o arco, fazer uma volta no ar e passar ele pelo eixo do corpo. E mais um lançamento, com dois rolos e recuperação com um rolamento do arco do braço à perna. Mais um pouco de coreografia, com uma reversão lateral com flex de costas, e mais um pivot, um penchee de 3 voltas em meia ponta. Ela passa facilmente dos 180 °, no finalzinho ela vai perdendo um pouco do equilíbrio e a perna vai caindo lateralmente. 

Um equilíbrio elevando a perna 180° lateralmente, enquanto o arco gira no abdomen. Um pequeno lançamento recuperação em reversão pra frente terminando em equilíbrio. Mais um pivot, não bem finalizado.

Mais um pouco de coreografia, um pequeno lançamento, e dois saltos, pernas a 180°.  Mais uma rotação em penchee, 3 voltas com pé no chão. E finalizando com um lançamento, duas voltas indo ao chão e captura no meio das pernas. Toque final, abraçando o arco.

BOLA

A bola é um dos meus preferidos dela, porque ela põe muita emoção na coreografia. A música conhecidíssima das 5 bolas da Ucrânia em 98.

Ela começa com coreografia e vários rolamentos diferentes. Depois reversão com equilíbrio. Logo depois o pivot que é marca dela, penchee+passe, 2+4, sem colocar o calcanhar no chão, o que um valor de dificuldade muito alto. Mais um equilíbrio, com rolamento da bola pelo corpo. E os passos de dança. Um pouco de opiniões diferentes sobre esses passos. Pra mim, mesmo que esse passos sejam estranho pra esse tipo de música, ela executa eles de um jeito muito especial. 

Pivot, 4 voltas em attitude. Depois salto,lançando a bola para capturar atrás da cabeça entre os braços.  Pivot em anel, ela ainda tem que trabalhar esses, pois quando ela não põe as duas mãos nas pernas, ela sempre perde o equilíbrio. Mais um salto, com flexão do tronco, lançamento e reversão na recuperação.

Um equilíbrio, que ela tem um pequeno desequilíbrio, rsrs. Lançamento, duas voltas chegando ao chão e reversão em cima da bola.  Duas voltas em penche, calcanhar no chão. Lançamento final, uma volta e um rolo, captura com as mãos juntas, atrás da cabeça, no chão. É só vendo que tu entende.

 

MAÇAS

Adoro o começo da série, com os dedos correndo pelo chão. Passos de dança combinados com manejo do aparelho, que eu gostei muito.

Pivot, 4 voltas em attitude. Equilíbrio com abertura de 180° lateral. Pivot de duas voltas em anel, sempre com o desequilíbrio.  Manejo do aparelho por todas essas dificuldades. Penche com calcanhar no chão, 2 voltas.

Lançamento das duas maças, duas voltas, recuperação com reversão mais relançamento da maça com o pé. Mais um lançamento, salto e rolo, captura com movimento pré-acrobático. Reversão com equilíbrio.

Pivot marca da Ganna, penchee mais passe, com uma pequena falhazinha na conexão. Mais coreografia e manejos.  Equilíbrio. Dois saltos. Lançamento final, duas voltas indo ao chão. 

 

FITA

A série que faz o público levantar. Besame Mucho, numa versão remix e com letra! A série começa com o pivot marca da Ganna, muito bem executado. Equilíbrio e começa a dança. Uma “mexedura” de cintura, rebolado caribenho. Dois saltos. Lançamento com salto em giro indo ao chão, mais um giro lateral no chão. 

E nesse momento é a coreografia que tem dado o que falar, juntanto com a do começo. Vários passos que por muitos são considerados perfeitos e por outros horríveis. Opinião pessoal: a interpretação que ela dá pra música me faz querer raptar ela e levar pra Aruba. Só, rsrsrs.

Attitude em 4 voltas. Manejo do aparelho, ao mesmo tempo que começa o momento remix da música. Equilíbrio. Lançamento com dois rolos no chão, captura em reversão e equilíbrio. Penchee de 3 voltas com calcanhar no chão. 

Mais um pouco de dança. E finalmente um pivot em anel bem bom, 3 voltas e meia, detalhe, ela segura os pés com as duas mãos, o que ajuda na força centrípeta, a que puxa o corpo pro meio do eixo no giro!

Finaliza com lançamento em ilusão e o final com ela sorrindo e feliz!

YAY!!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s