Ginástica Rítmica – Grand Prix de Moscou 2013

Bom pessoal, eu estive o final de semana fora, por isso não publiquei nada ainda. Esse deve ser o primeiro post pós Moscou, e devem ter mais. Eu vou falar sobre algumas impressões gerais que eu tive e vou postar os resultados. Os vídeos ficam para mais tarde, porque eu ainda nem consegui ver tudo e tem bastante coisa pra aparecer ainda, então…

http://www.vfrg.ru/up/moscow2013granprix.pdf

Aí tá o livro de resultados, com tudinho. Se tu quiser pular todo o post é só ir ler os resultados e ponto. Mas se quiser saber detalhes e coisinhas, senta aí na cadeira, fica bem confortável, pois hoje eu tô bem inspirado!

Vamos começar pelas júnior!

A competição júnior foi vencida pela Bravikova que foi de longe a melhor da competição, e ela ainda é bem novinha. Se seguir assim é muito provável que ela possa beliscar uma vaga no time da Rússia, porque do jeito que tá atualmente….

Eu vi bastante figurinhas boas também. As meninas do Azerbaijão são boas, a Romanova da Ucrânia também. A menina da Bulgária parece que falta alguma cosia pra ela… Alguns países que eu gostei foram Moldávia, com uma ginasta muito bonita,que a gente tem que ficar de olho, a Romênia, que tem uma figurinha muito boa pra substituir a Piscupescu e a Itália, que tem a menina que vai brigar pra subir mais que a Cantaluppi. Sem falar do time do Cazaquistão, que mesmo com aquela escola meio meio, eles tem ginastas incríveis, com condições maravilhosas.

Eu gostei ainda da Olesya Petrova, russa, ela é uma ginasta muito parecida com a Kudryavtseva, e teve a má sorte de errar muito.

Os grupos junior foram um show. 5 arcos é uma série muito boa de se ver a gente viu coisas muito bonitas. Começando com as russas, que usam música brasileiríssima!!!, estão fantásticas, sim, mas eu não curto muito esse estilo delas, pior coisa de se ver é estrangeiro tentando mexer as cadeiras, e falhando miseravelmente, e quando são crianças, e tu não sabe se elas jovens demais pra isso ou o que…. mas boas elas são…

Israel, com música do filme RIO, se preparem pessoal porque eu sinto que nesses 4 ano o Brasil pode ficar no foco da GR, espero que a GR daqui também fique no foco, porque ultimamente…(a boa notícia é que já se ouviram trabalhos para retomada do conjunto, vai ter seletiva essa semana, vamos ver no que dá!). O conjunto é legal, com bastante colaborações e se o adulto também for assim, Israel volta ao topo.

Hungria com um conjunto que eu particularmente adorei, com música ótima e bem interpretada. Eu me surpreendi de ver essas meninas aí em cima. Mas nada me surpreende mais que a Letônia, chegando quase no pódio!

Bulgaria teve erros absurdos na competição, a diferença é que a série delas é o que de melhor a gente viu em adaptação entre o novo COP e o estilo de cada país. A série se arrasta devagar, mas com colaborações constantes e difíceis. A coreografia é muito bem feita e no final da série eu juro que meu queixo caiu, porque apesar dos erros, a série é linda!! Ainda que na final elas acertaram quase tudo e aí tu consegue ter uma noção da série, linda e linda!

A França luta luta, mas sempre morre na praia, muitos erros e a série tem seus bons momentos, mas não conseguem carregar o espectador até o fim. Um dos conjuntos da Rússia, de S. Petesburgo foi outro que eu amei. Jurei que era Ucrânia quando eu vi pela primeira vez, porque definitivamente elas não pareciam nada russas. Uma série lenta, com manejos e truques muito diferentes com o arco, vale a pena ver sim!!

Vamos pro adulto!!

A competição internacional, fora do GP, foi vencida pela Trubnikova, com a Gorbunova em segundo e a Tasheva em terceiro.

Eu simplesmente não gosto da Trubnikova, já falei anteriormente. A Gorbunova tem suas coisas boas, mas eu quero chamar atenção pra Tasheva. 

Bulgara,com 4 série ótimas, muita boa escolha musical e coreográfica. Uma pena ela ter umas falhas de joelho e pé, mas no conjunto da obra eu curto muito mais ela do que a Kisse.

Kudryavtseva competiu por fora, com alguns erros,mas ficando com uma pontuação suficiente pra ganhar, se a Trubnikova não estivesse. Mas eu não espera o amonte de erros da Yana, bastante bobagenzinhas. Em compensação o público apoia ela mais do que qualquer outra russa. E mesmo assim a Viner finge que ela não é boa o bastante.

A fita da Bulycheva tem um elemento fantástico no começo que eu indico que vocês vejam!!

Outra ginasta que eu amo é a Lanshakova, que erra muito, infelizmente, mas é uma ginasta que poderia chegar ao topo da Rússia… Ela tem um corpo muito parecido com a Lipkovskaya, e pra quem não conhece essa, ela é provavelmente a ginasta com a série de arco mais icônica da história, pra mim o arco dela é zilhões de vezes melhor que o da Bessonova em 2007…

Pra quem curte a Kisse, fica aí os bons resultados dela. Infelizmente pra mim ela não é mais bulgara, nada nela me faz lembrar da Bulgária, nada nada nada…

Os conjuntos!!

A Rússia ganhou tudo. Mesmo assim elas meteram cada desastre inimaginável, nem sei como elas foram tão bem nas maças, porque no primeiro dia elas perderam metade das colaborações e o final… e no misto a série não chega pra mim, nada nada….São séries difíceis, mas a gente fica sentindo falta daquelas séries de 2011, difíceis e lindas de se ver…. Eu gosto da música do começo das maças, poderia fazer uma série linda, e a metade inicial da série é bonita, mas depois…

A Bulgaria estreou as séries….Pelo que eu tinha visto, eu esperava mais delas, mas mesmo assim elas tem duas séries bem boas de se ver, bem bonitas.Uma pena é ver os pés dessas meninas nos giros, a la Trikomiti, infelizmente… Detalhe do hit europeu Euphoria no misto!

Ucrânia deu uma passo atrás depois da primeira vez que eu vi a série delas, o que é   normal…Até o fim do ano elas vão ter mudado algumas coisas e farão a série  bombar em Kiev…eu espero…

Cazaquistão apareceu e só. Não vou comentar porque não curti muito, elas deram muitos passos pra trás depois de 2010, que foi o melhor ano delas…

 

E o GP individual!!

A Mamun ganhou, como era de se esperar… Séries bonitas, com o ponto alto na bola, que chega a lembrar da Kanaeva…mas eu sinto, infelizmente, que a Mamun nunca vai se tornar a número 1 oficial, infelizmente. Ela tem séries boas, sim, o manejo dela é bom, ela gira bem( excetuando os attitudes que u não suporto ver) e tem tudo pra ser uma boa ginasta, mas falta alguma coisinha,uma pontinha de carisma ou um pouco de atitude, qualidades vistas em Tchachina, Kabaeva, Kanaeva, Kondakova e até em Dmitrieva, mas nessa, menos.

Grande salve para a Svatkovskaya, filha da Icônica Oksana Skaldina…Pra mim essa daí tá escrita pra subir ao número 1 da Rússia num estalo de dedos…E vou dizer porque…Primeiro, ela tem o apoio total da mãe, treinadora, e aparentemente braço direito da Viner ultimamente, o que significa,que ela tem o Olho da Matriarca junto,hehehe…. Ela é sim uma boa ginasta, não fantástica,que fique bem claro, mas ela tem uma coisa que faz ela única, correção corporal… Tu não vê os pés dela fora do lugar, os joelhos sempre estão esticados, os saltos são altos, as formas do pivôs são bem certinhas e ela ainda tem um manejo bem bom, com algumas recepções muito bonitas e difíceis. Ela ainda é relativamente nova vem ganhando experiência,e ela está incrivelmente melhor que no ano passado. 

Merkulova, não gostei, com todas as letras. Não que eu odiei, confesso que as escolhas musicais foram até interessantes, mas ela tem regredido incrivelmente. Do que ela era em 2010, pra hoje, pffff….. A gente sabe que ela ficou um tempo parada, mas mesmo assim eu não gosto dela, as coreografia as vezes são meio fora do lugar, o corpo dela parece que sempre tá caindo pra algum lado…E uma coisa interessante, que afirma o fato da Svatkovskaya, do jeito que a Merkulova executou as séries, ela seriamente poderia ter passado da Svatkovskaya, mas não, ou seja, a Viner tá mudando a mente pra ajudar a nova pupila!

Miteva, o mundo chora por ti… nunca achei que iria me decepcionar tanto com ela…mesmo  sabendo que ela não é a ginasta que expressa mais, ela apresentou séries que me fizeram chorar de tristeza quase. Nas maças, o pout-pourri de vários estilos faz com que ela esteja desconcertada no tablado. No arco ela continua desconcertada. Não sei…. ela tem boas dificuldades, lançamentos difíceis, mas as séries parecem vazias do começo ao fim….Eu sinto dizer isso, mas ela se foi…

A  Durunda, que o povo ama, ainda não me convence, principalmente por ter a mania de girar com os calcanhares, o que eu odeio. Ela tem séries boas, com truques bons, mas não me convence, não não…

A Mazur, por outro lado, gira incrivelmente linda, mas ainda assim não me convence, as séries também parecem vazias, mesmo que ela seja uma ótima ginasta.

A Son, é a ginasta que simplesmente copiou tudo que fazia ano passado e distribuiu nas séries… não gostei nada nada, séries muito iguais do que ela fazia, as dificuldades todas iguais e é bem capaz de tu colocar as músicas antigas e a séries ficar boa…. Ela é boa ginasta, mas mesmo assim, não.

E pro final eu deixei as duas ginastas que deveriam estar no top 5: Piscupescu e Moustafaeeva…

A primeira deu um show de como  manejar os aparelhos… O manejo da Piscupescu melhorou e muito, e já era fantástico. As séries são perfeitas pra ela, com música muito bem escolhida, dificuldades muito bem executadas e de valor bem alto, lançamentos incríveis e recuperações de arrepiar, é só olhar o final da bola. Alias a série de bola inteira é muito linda, a de arco também, com música muito bonita, a de maças é bem divertida, e a fita muito expressiva também. A francesa tem séries fantásticas. Principalmente a fita,com os lançamentos e relançamentos incríveis. A bola também é de uma beleza alucinante…Ela vai ser a substituta perfeita da Ledoux!!

Bom, esse é o geralzão de tudo que eu queria falar, com o passar dos dias eu falo mais coisas por aí, e posto vídeos e coisinhas!!!

Deixe uma Resposta

