Ginástica Rítmica de Conjunto e Individual do Brasil vai à Universíade

A ginástica rítmica brasileira se prepara para um importante compromisso no próximo mês: a edição 2013 dos Jogos Olímpicos para atletas universitários, a Universíade. A delegação contará com seis atletas do Conjunto e três pelo Individual. Os Jogos serão realizados de 6 a 13 de julho, em Kazan, na Rússia, e são uma excelente oportunidade para que o País possa competir entre algumas das melhores ginastas do Mundo. 

No Conjunto, o Brasil será representado por Dayane Amaral, Débora Falda, Bianca Mendonça, Luisa Matsuo, Morgana Gmach e Samyra Mello. As três primeiras fazem parte da Seleção e as três últimas foram integradas ao grupo especialmente para a competição, já que a atual formação do conjunto brasileiro foi renovada recentemente e muitas das integrantes não estão em idade universitária ainda. “As três que foram convidadas são atletas experientes, que darão conta de substituir as meninas da atual Seleção. A Samyra e a Morgana participaram da seletiva que fizemos este ano para compor o grupo e a Luisa nós conhecemos bem. Já trabalhamos juntas quando ganhamos a medalha nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Ela continua treinando em seu clube e, quando eu soube que teria que integrar alguém para a competição, imediatamente pensei nela”, comentou a técnica da Seleção de Conjunto, Camila Ferezin. 

O conjunto brasileiro vai à Rússia em um excelente momento, depois de conquistar a medalha de bronze na etapa da Bielorrússia da Copa do Mundo. “A base da Seleção principal continua a mesma para a Universíade. Iremos com três atletas da atual formação e mais essas três convidadas. Essa decisão foi tomada porque não poderíamos perder essa oportunidade de participar de um campeonato tão importante. Será a primeira vez que iremos com o conjunto. É uma ótima chance de nos prepararmos melhor para o Mundial da Ucrânia. Todos os principais países que competem na modalidade estarão lá, então, é muito importante estarmos lá e aprender um pouco mais”, complementou. 

Para a Seleção Individual, que irá aos Jogos com as atletas Angélica Kvieczynski, Simone Luiz e Natália Gáudio, a participação do Brasil também será fundamental para a evolução da modalidade. A técnica que irá acompanhar a equipe é Anita Klemann. Segundo ela, a Universíade é uma competição muito forte, que só fica abaixo dos Jogos Olímpicos e do Campeonato Mundial. “É um dos pontos altos da carreira de qualquer atleta. Lá só estarão ginastas do mais alto nível de países como Rússia, Bielorrússia, Itália e Ucrânia, entre outros. Estamos treinando muito forte para irmos bem”, comentou a treinadora. 

Angélica Kvieczynski participou da edição 2009 da Universíade ao lado de Ana Paula Scheffer. Para ela, voltar à competição é muito gratificante. “É uma competição muito importante, em que estarão somente ginastas de ponta. O clima é maravilhoso, pois é como estar nos Jogos Olímpicos. Os atletas ficam até em uma Vila, nos mesmos moldes das Olimpíadas. Foi muito bom competir em 2009, mas agora será diferente, pois estamos com um novo código de pontuação. Para mim, será um desafio ainda maior, pois estava há muito tempo parada por conta das cirurgias que fiz. Então, será como uma estreia, mesmo já tendo ido para uma etapa da Copa do Mundo este ano.”

 

Reprodução: CBG.

Anúncios

4 thoughts on “Ginástica Rítmica de Conjunto e Individual do Brasil vai à Universíade

  1. Juninho Aguiar diz:

    que bom que a Luisa voltou.
    você sabe se alguma emissora nacional vai transmitir esse campeonato, assim como o campeonato mundial e os jogos mundiais

    • princeinred diz:

      O sportv provavelmente vai transmitir o mundial,não posso dizer com certeza, mas se eles transmitiram Minsk e Bucareste, a chance de transmitir kiev é enorme.
      Os jogos mundiais eu não faço a mínima ideia, nos últimos teve só uma tv do japão que transmitiu.
      A universíade eu também não faço ideia, mas como é na Russia, a gente vai ter vídeos e transmissões completas subidas no youtube depois.

      • Juninho Aguiar diz:

        eu ouvi falar mesmo que o sportv vai transmitir, mas só foi confirmado o mundial de Ginastica Artística, então eu fico com as minhas dúvidas, e se não me engano a Andrea João falou sobra a Universíade na copa do mudo de Portugal de GA antes de ontem, agora é só esperar pra ver.

  2. Júnior diz:

    Tomara que o Sportv realmente transmita o Mundial, quero muito ver o conjunto do Brasil disputando com outros grandes conjuntos do mundo e ver o quanto de maturidade a equipe brasileira já tem para encarar uma competição de alto nível!! Força Brasil!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s