GINÁSTICA RÍTMICA – APRESENTAÇÕES DO CONJUNTO DO BRASIL NO CAMPEONATO BRASILEIRO

VAMOS PRO NOSSA ANÁLISE!

(sim, eu tive que escrever com caps pro povo começar a prestar atenção ao que tá acontecendo na quadra e não na cabeça de cada um – não, não pergunte, eu só estou de mau-humor)

Vamos começar com a série de 5 fitas.

Pra começar, sim, houveram erros. Mas se vocês olharem que tipos de erros que foram, vocês vão ver que não foi nada que não possa ser corrigido com esse mês que ainda falta pro Pan. Bem pelo contrário, vendo as séries agora, depois de duas semanas do Berlin Masters, eu posso ver várias mudanças.

Eu acho que a primeira coisa que me chamou atenção foi que essa série, assim como o misto, ficou mais compacta. Sim, ainda tem erros de execução que as ginastas tem que corrigir, mas elas já conseguem seguir a série com mais facilidade do que no BM. Infelizmente, eu ainda vejo a Débora meio verde pra essas rotinas. Nessa rotina, inclusive, o primeiro erro que desconecta a série um pouco é dela.

Claro, tem tempo de corrigir, mas eu vejo ela um pouco inconsistente demais. Mas seguindo em frente, algumas dificuldades foram trocadas, ou mascaradas de uma forma pra que a execução não seja muito prejudicada.

Ainda acho que o final é um problema pra essa série, mas quem sabe com um mês elas conseguem fazer ele sair bem.

Acho que umas simples mudanças de direcionamento na execução das dificuldades, reorganização do espaço, e sim, simplificação de algumas coisas, ajudaram as meninas a conseguirem executar a série com menos erros. Mas é aquilo que eu estava falando, as séries foram montadas de forma difícil, e elas estão facilitando e arrumando coisas pra conseguir consertar tudo para o Pan.

Assim como na outra rotina, a gente pode ver como a série ficou compacta. Alguns podem dizer que as dificuldades não parecem brilhantes e bonitas ao olho, o que eu discordo em alguns casos, mas o fato é que as meninas só tem que executar essa série sem erros. E dessa vez faltou bem pouco pra isso.

As dificuldades ficaram bem executadas na maior parte, faltando ainda arrumar bem o lançamento individual delas. No mais, algumas bobagens individuais das ginastas, quedas de aparelho bem sem sentido, que, outra vez, podem ser corrigidas sem problema até o Pan.

Agora, falando sério, se a gente perder o Pan o mundo vai terminar? Parece que todo mundo fala como o ouro fosse nosso sempre. Cara, outros países também trabalham tanto quanto o Brasil pra isso. Mas assim que as meninas começam a errar todo mundo joga a toalha, aí elas ganham uma medalha e se dão bem, num segundo tá todo mundo apoiando a seleção e chorando por elas.

Não que todo mundo tenha que olhar e apoiar cegamente alguma coisa, mas poxa vida, vamos pensar um pouco no que acontece com elas, e em como a gente não faz a mínima ideia dos problemas que elas podem passar por lá. Errar num campeonato aqui no Brasil elas podem, vamos esperar pra condenar depois que elas perderem coisas que importam.

E ainda assim, a única coisa que a gente pode fazer é apoiar.

Claro, comentar o que estar ruim é livre, e acredite em mim, na maior parte do tempo eu estou comentando as coisas ruins comigo mesmo. Mas esse ano parece que eu tô me sentindo sozinho nos elogios a seleção. Não sei se eu sou o único que não entende de GR ou não entende de conjunto ou não entende de dificuldades em treinamento. Sério, pessoal, eu vejo a cara das ginastas antes de entrar em uma série e eu já sei o quanto elas vão errar. Na execução dos movimentos você consegue ver a menina que tá num dia bom ou ruim, ou como ela consegue enganar bem os sentimentos dela.

Incrivelmente, por trás de todos os erros, as rotinas desse ano são as minhas preferidas desde o início da Camila na seleção. Sério mesmo. Mas vamos ver o que vai acontecer com elas.

Espero que elas treinem bem e mostrem o melhor do trabalho delas.

=D

7 thoughts on “GINÁSTICA RÍTMICA – APRESENTAÇÕES DO CONJUNTO DO BRASIL NO CAMPEONATO BRASILEIRO

  1. Otávio diz:

    Concordo com tdo que você falou. As pessoas que atiram tanto as pedras nas meninas da seleção deveriam se informar mais a respeito da GR, não é um esporte nada fácil. Erros existem e prejudicam mto a nota, sabemos disso, mas n existe nenhum conjunto que nunca tenha errado em uma apresentação. Vemos isso direto em grandes conjuntos como a Rússia que vira e volta deixa uma maça cair. As pessoas deveriam entender q o Brasil n é potência na GR como os países da Europa onde este esporte é investido e incentivado.

    • princeinred diz:

      Eu acho que todo mundo fala nos grandes mas nunca param pra pensar o quanto de dinheiro é injetado neles e como eles tem centros de treinamento perfeitos, técnicas a perder de vista e qualidade e benefícios para a vida das ginastas, uma coisa que não tem aqui. A ginástica não é feita apenas naqueles dois minutos no tablado, só que infelizmente a única coisa que as pessoas lembram são os erros.

  2. Otávio diz:

    Sim e outra n veem q o q essas ginastas brasileiras fazem já é de grande tamanho, visto a pouquíssima tradição que o Brasil tem nesse esporte. O inicio do Brasil na Gr em 1998 foi lindo com a Barbara como técnica e tudo mais, mas agora é hora de se contentar com as ginastas q temos e incentiva-las ao invés de apenas criticar.

    • princeinred diz:

      Cara, eu acho que não é nem uma questão de se “contentar” com as ginastas que a gente tem. A seleção de conjunto tem as melhores que ginastas que poderia ter e a melhor técnica que poderia ter dentro do Brasil, eu não vejo isso como pouca coisa. O que a Bárbara conseguiu foi porque elas despontaram em uma época em que um monte de países ainda eram desconhecidos no esporte. O Brasil não está nada atrás do que as meninas da época da Bárbara podiam fazer, a diferença é que a gente ainda não conseguiu achar o nosso lugar nesse novo mundo da GR – e incrivelmente, eu vejo essas seleção desse ano, com essas rotinas, como a nossa chance de volta.

Deixe uma Resposta

