GINÁSTICA RÍTMICA – CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA AS OLIMPÍADAS DO RIO 2016

13692684_1163349973716051_3973902840170243963_n

Saiu ontem a convocação final da seleção brasileira de Ginástica Rítmica para as Olimpíadas de 2016, e o time que vai ir é o mesmo que competiu nas duas últimas Copas do Mundo. Vamos acompanhar o que a Confederação Brasileira de Ginástica disse na publicação que eles fizeram:

A Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica foi convocada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O anúncio das cinco atletas foi feito pela técnica Camila Ferezin nesta quinta-feira (14), após uma série de avaliações e compromissos internacionais. A equipe esteve na Alemanha e na Rússia e voltou ao Brasil na terça-feira (12).

O grupo verde e amarelo contará com Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach. Já as ginastas Beatriz Pomini e Dayane Amaral serão as reservas. Para Camila, essa geração de atletas, todas estreantes em Olimpíadas, estão trabalhando forte para surpreender.

“Essas são as cinco melhores ginastas no momento, as mais bem preparadas fisicamente e tecnicamente. Confesso que foi uma decisão muito difícil, pois queria poder levar todas as nossas atletas. Cada uma delas tem sua história, suas conquistas e vitórias, porém são apenas cinco. Então, coloquei tudo na balança e confio nesse grupo. Realmente, essas são as melhores ginastas para representar bem o nosso País. O nosso objetivo é fazer o nosso melhor e mostrar todo o trabalho que fizemos até aqui. Queremos executar as séries sem falhas e sair feliz da quadra. O resto é consequência”, destacou Camila.

Essas meninas ainda tem uma competição final antes das Olimpíadas, a Copa do Mundo de Baku, no Azerbaijão, e então elas voltam para casa para as últimas competições. O time que vai competir no rio já está junto praticamente desde o início do ano, já fizeram várias competições juntas, então elas já se conhecem o bastante.

Agora, eu tenho que dizer que sinto bastante a falta da Bia, afinal de contas ela é a única atleta que consegue fazer um dos nossos momentos coregráficos marcantes na série – só que já digo de antemão que a ausência dos malabares não diminui nossa nota em nada. E também tenho que dizer que tanto a Morgana quanto a Jéssica, que fazem elementos que eram da Bia, tem executado eles com sucesso, então não tem porque se preocupar quanto a esses.

Já em relação a participação da Gabrielle, bem, eu acho que cada um de nós tem seus sentimentos quanto a isso, mas não acredito que nós possamos saber melhor do que se passa dentro do centro de treinamentos quando não estamos por lá. A gente sabe como foi a vida da Bia neste ano, por exemplo, e o quanto ela teve que lutar para entrar de volta no calendário de competições, sem falar de todas as outras meninas que passaram pela seleção ao longo dos últimos quatro anos, desde que elas começaram a competir em Minsk 2013.

O conjunto mudou um monte, e eu sei que tem mais gente ainda debatendo sobre esse assunto, mas eu vejo que a técnica tem sempre escolhido as meninas que podem representar melhor o nosso país. Talvez as minhas opiniões fossem mudar se eu estivesse vendo essas meninas todos os dias, e no final das contas é preciso mandar as cinco meninas que vão dar o seu todo e um pouco mais para competir.

A nossa situação para entrar numa final não vai ser fácil, e ela tem ficado um pouco comprometida tanto pelos erros que as meninas cometem, mas também pela falta de credibilidade com os juízes. No entanto, pelas notas que a gente conseguiu na última prova da Copa do Mundo, acho que a gente tem uma chance, mas não se pode cometer erro algum. Elas demonstraram nas últimas duas Copas do Mundo que elas conseguem executar as séries sem erros maiores, o que foi sim um passo a frente para a nossa seleção, mas é preciso mais.

Quem sabe essas cinco meninas são aquelas que a Camila acredita que possam conquistar esses últimos décimos que faltam pra gente se garantir por lá. De qualquer forma, essa é a melhor e mais competitiva seleção brasileira de todos os tempos, não há dúvidas quanto a isso. O que nos falta agora é chegar ao nível que estávamos antes – que era muito mais fácil de se chegar dez anos atrás.

Eu estou mandando as melhores energias para essas cinco meninas. E espero que a torcida faça o mesmo.

=D

 

Anúncios

14 thoughts on “GINÁSTICA RÍTMICA – CONVOCAÇÃO DA SELEÇÃO BRASILEIRA PARA AS OLIMPÍADAS DO RIO 2016

  1. severa diz:

    Vou discordar de vc quando disse que é a melhor seleção de todos os tempos, pq não chega aos pés da epoca da Barbara,né? Não entendo ela chamar a Bia e depois cortar..pra mim um erro grave..Será que ela pediu a opinião da Russa? Eu pensei que depoos de guadalajara a seleção fosse tirat notas pertinho dos 17 ou 17, mas os erros não permitem e as notas mais baixas ainda.

    • princeinred diz:

      Olha, a nossa seleção só foi tão bem colocada nas Olimpíadas por bastante sorte. Se a gente analisar, nos mundiais a gente sempre estava mais ou menos aonde estamos agora, e nas duas Olimpíadas com a Bárbara, nos fomos pras finais por causa de erros gravíssimos de outros países bem mais fortes do que nós. Nosso nível de hoje é bem mais parelho com os países fortes. Mas isso já é uma discussão para outro dia.
      Eu queria ver a Bia nas Olimpíadas também, mas se não dá, não dá. E não vamos nos iludir, nossas notas em Guadalajara foram infladas como as dos outros países – nós tiramos 17 com quedas do aparelho, o que pra mim para bem difícil de se ver. Tivemos menos falhas nas competições seguintes e não chegamos ao 17.

  2. severa diz:

    Na época da Barbara a seleção era do mesmo nível que europeias e asiáticas.As notas eram na mesma casa, é só rever sidney.Até a propria paloma falou que foi supermerecido a final do Brasil.Lembro que aquela seleção faziam movimentos corporal que a de hoje nem sonham..E mais naquela época a proteção para os países europeus e asiáticos eram maiores.No mundial de 2002 Polônia nem era lá essas coisas e foi finalista, assim como China

    • princeinred diz:

      A seleção era do mesmo nível que as asiáticas e europeias, e é do mesmo nível agora. O nosso corporal é melhor que o da Bulgária, e tão bom quanto o da Bielorrússia, Itália, China e Japão. E nós estávamos em melhor nível pra 2004 que em 2000, porque no mundial de 99 nós ficamos numa longínqua 20ª posição. Ainda assim, não estou errado em dizer que tivemos sorte, sim, mas isso faz parte da competição, é dessa mesma sorte que nós vamos precisar para chegar a mais uma final.
      Agora, a Paloma sabe sobre GR até um certo ponto, não se engane com ela, ultimamente ela sabe menos do qualquer leigo que conhece GR só no youtube. E que movimentos corporais que as de hoje nem sonham em fazer? Acho que é você que não está acompanhando o crescimento corporal do Brasil. O que elas tinham naquela época era montagens maravilhosos, que sabiam esconder muito bem as falhas corporais das ginastas. Hoje, quem sabe, elas não tenham mais a mesma maravilha nos montagens, mas aí pra dizer que o corporal não é bom, isso sim é um ultraje.

  3. severa diz:

    a Rússia hoje tira quase 19, o Brasil luta para chegar aos 17.. diferença grande em relação ao passado.. essa seleção tem sim um corporal bom, mas eu acho que não adianta, os juízes nunca dão notas reais…Japão tirou quase 18 na última competição e nem acho isso tudo,Mas tem nome…Sonho que um dia um país pegue uma final no mundial, mas é mais fácil Usa do que Brasil.. Olha hoje o Nado sincronizado/? pegamos várias finais no mundial e antes nem isso. Vamos ver quando os juízes vão parar de dar notas por nome e tradição..

    • princeinred diz:

      Que diferença pro passado, Severa? No ciclo 97-00 as notas de todos os conjuntos eram separadas por décimas, por isso que as notas eram próximas. Já no ciclo seguinte, onde as notas iam até 30, o Brasil chegou a ficar 4-5 pontos por trás dos conjuntos ponteiros. E isso seguiu se repetindo nos próximos ciclos. A gente tem pouco a pouco matado essa diferença, que agora está em geralmente 2 pontos. Mas nem é apenas uma questão de nome, mas é quem faz e aparece, e recebe o apoio da Rússia, que ajuda um monte. Ou tem alguém no comitê técnico, como os EUA.
      Agora, sobre as finais nos mundiais, não podemos esquecer que no nado são 12 países que se classificam, e não apenas 8, como na GR. Se fosse por essa de 12 países por final a gente teria uma final em 2013 e outra em 2015, no mínimo. Mas como não é assim…

  4. severa diz:

    Sim no nado é 12..Quero dizer que o Brasil rala muito para chegar entre os 12. Queria saber se tem algum brasileiro na fig pela GR. Né possível que USA tenha tanta influência agora e o Brasil nada. Sobre o apoio da Rússia, isso ajuda horrorres,Exemplo maior é Israel

    • princeinred diz:

      Não tem ninguém brasileiro nos comitês da FIG, que eu saiba. O problema é que a Caroline Hunt entrou no comitê técnico lá em 2008, e ela foi mega ajudada pela Viner, que queria trazer a GR com mais força para os EUA. E ela conseguiu. Tem muitas teorias sobre essa relação, mas que não cabem aqui também. Só posso dizer que a Caroline Hunt teve seu nome envolvido em algumas investigações na FIG, a mesma investigação que expulsou a Szyszkowka há uns anos. Mas nada mais disso saiu. O que posso dizer é que a estreita relação entre Rússia e EUA tem ficado ainda maior.

      Agora, Israel subiu muito seu nível, não dá pra dizer que não. É uma das equipes que evoluiu um monte, mesmo que tenha dificuldades bem similares as do Brasil.

  5. micael oliveira diz:

    As originalidades da Angélica Kvieczynski ainda podem ser aprovados pela FIG ou não valem mais? por que recentemente saiu a lista das originalidades aprovadas pela FIG e não constava os da Angélica…

  6. severa diz:

    E dificilmente vai, até porque é brasileira. Gente corre o risco da Rússia ser banida das olimpiadas em todos os esportes..Imagina como ficaria a Yanna sem a medalha? E a Rússia? Rsrs

  7. micael oliveira diz:

    A Finlândia vai ta na GR no rio 2016? pq eu sabia que ela era reserva mas uma materia que saiu na globo disse que a Finlândia irá disputa GR

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s