GINÁSTICA RÍTMICA – MUDANÇAS PARA O NOVO CÓDIGO DE PONTUAÇÃO 2017-2020

ResReader

Com o fim do ciclo neste ano mais um ciclo se inicia e como sabemos a cada 4 anos o Código de Pontuação sofre uma reformulação, algumas mais drásticas de um ciclo para o outro e outras nem tanto, mas uma coisa é certa: sempre tem uma surpresa. E como toda surpresa, sempre tem alguns que acabam gostando e outros nem tanto. Em janeiro de 2016 a Federação de Ginástica de Portugal liberou o rascunho do que viria a ser o Código de Pontuação 2017-2020 e em maio lançaram uma versão definitiva.

A principal mudança foi a extinção das fichas de dificuldade, presentes desde o ciclo 2001-2004. Na ficha vinha a sequência dos elementos que as ginastas executariam, sem elas o julgamento feito pelos árbitros vai ser no olho mesmo.

Outra mudança que início do ciclo atual gerou muitas opiniões contra e a favor e não era certeza permanecer até o final do ciclo era a música com palavras cantadas que no ciclo 2017-2020 será permitida em dois exercícios individuais, no conjunto a regra não muda. Chegou a ser discutido a retirada do limite de 10.0 pontos na Dificuldade e tornar o exercício sem limite de Dificuldade, mas o Comitê Técnico de GR da FIG resolveu deixar como está: 10.0 pontos de Dificuldade no máximo.

ResReader (1)

Algumas dificuldades tiveram o valor alterado como por ex. Pivô Fouetté em passé e com a perna na horizontal agora tem o mesmo valor 0,1, antes em passé valia 0,1 e na horizontal 0,2. A rotação Hayakawa adicionada no código no final de 2015 criada pela ginasta Sakura Hayakawa foi incorporada ao código novo, agora com a possibilidade de executá-lo em relevé. No quadro abaixo fiz um resumo com as principais mudanças. Até o final do novo ciclo o código pode sofrer alterações como acontece quase sempre, após o Curso Intercontinental de Arbitragem.

CoP2013-2016 CoP2017-2020
Avaliação da Dificuldade a partir daFicha de Dificuldade Sem Ficha de Dificuldade
Música com voz e palavras:

Individual:Uma

Conjunto:Uma

Música com voz e palavras:

Individual:Duas

Conjunto:Uma

Os aparelhos reserva são colocados ao redor de3cantos do tablado. Os aparelhos reserva são colocados ao redor de2cantos do tablado.
As Bancas de Arbitragemavaliavam todos os elementos do exercício As Bancas de Arbitragem serão subdivididas em:D1/D2(Avaliam Dificuldades Corporais, Passos de Dança, Elementos Téc. deAparelho Fundamentaise Trocas nos Conjuntos),D3/D4(Risco, Dificuldade de Aparelho e Colaborações nos Conjuntos) eE1/E2(Avaliam Faltas Artísticas),E3/E4/E4/E5/E6(Avaliam Faltas Técnicas)
Dificuldades Mistas (conectadas).Ex: Rotação + Equilíbrio, Equilíbrio + Equilíbrio(valor 0.10 pela conexão) Não há bônus pela conexão
Maestrias(valor0.30),nãoobrigatório Dificuldade de Aparelho(valor0.30sem lançamento ou durante lançamento,0.40durante recuperações).Obrigatório no mínimo1(0.30 de penalidade).
Originalidades de Aparelho (valor0.40) Originalidades de Aparelho (valor0.50)
Elementospré-acrobáticos: Reversões, Rolamentos e Ondas Corporais antes ou após Dificuldades Corporais(valor 0.10) Elementospré-acrobáticos: Reversões, Rolamentos e Ondas Corporais antes ou após Dificuldades Corporais(não possui valor)
Risco: mudança do eixo ou do nível da ginasta durante o riscosem limites Risco: mudança do eixo ou do nível da ginasta durante o riscosomente uma única vez a cada risco
Conjunto:

Dificuldades Corporais (mín. 5) + Dificuldades de Troca (mín. 5) = 10 no máx.

Colaborações (mín. 6)

Conjunto:

Dificuldades Corporais(mín. 4 e no máx. 5 com valor superior a 0.10)+

Dificuldades de Troca(mín. 4)+ Passos de Dança (mín. 1) +

Colaborações(mín. 4)= 9 no máx. para1dos elementos de Dificuldade à escolha do técnico

*nota: esta versão traduzida não está disponível online. A compra apenas pode ser efetuada na versão impressa.

Anúncios

5 thoughts on “GINÁSTICA RÍTMICA – MUDANÇAS PARA O NOVO CÓDIGO DE PONTUAÇÃO 2017-2020

    • princeinred diz:

      Você precisa entrar em contato com a federação de ginástica do seu estado. É comum eles fazerem pelo menos um curso por ano pra arbitragem – ao menos nos estados com mais proeminência do esporte.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s